Robert Charles Darwin

Robert Charles Darwin

sábado, 10 de setembro de 2011

Peixes Agnatos (Cyclostomata)

PEIXES AGNATOS (CYCLOSTOMATA)




Animais da Classe Agnatha são os vertebrados mais primitivos e são destituídos de mandíbulas (superior e inferior) daí vem o nome em grego que significa a= sem gnathos = mandíbulas, também podemos chamar esta classe de Cyclostomata que significa cyclos= circulo + stoma= boca. Além disso, os agnatos são vertebrados que não possuem suas vértebras totalmente formadas, possuindo esqueleto cartilaginoso. São vertebrados filtradores e sugadores na sua forma de nutrição (ectoparasitas de peixes ou são necrófagas), sua é boca dotada de dentes córneos, é circular, não apresentam nadadeiras em pares.

Lampréia
Lampréia
São peixes que possuem o corpo alongado e cilíndrico, não possuem escamas (com tegumento mucoso), tecidos duro internos. São mais freqüentes em águas frias. Por sua respiração ser branquial ele apresenta 10 pares de nervos branquiais, suas brânquias se abrem em orifícios laterais.
A maioria dos agnatos passa a vida adulta no mar, migrando para águas mais frias ou até mesmo para água doce para se reproduzir. Sua reprodução é externa e o desenvolvimento é indireto.
Peixe Bruxa (mixina)
Peixe Bruxa (mixina)
As glândulas que os agnathos possuem na pele são produtoras de muco, este muco é responsável para proteção contra os predadores. Existem três táxons considerados subfilos do reino Vertebrata, da superfamília Agnatha: Cephalaspidomorphi (lampréias), Myxini (mixinas) e Pteraspidomorphi.
Conhecido também como Pteraspidomorfo, este ultimo táxon já extinto é uma classe de peixes pré-histórica (Paleozóico), que viveu antes dos registros históricos. O Pteraspidomorphipossui dois canais semicirculares não possuem endoesqueleto calcificado, ou seja, não possuem ossos. Geralmente sua forma é fusiforme, sua  cabeça é quase tão longa quanto ao seu corpo. Sua boca que é forma de circulo se expande para a captura de alimentos. Algumas espécies viviam em água doce e podiam alcançar em torno de 30 cm. As descobertas dos vestígios das espécies foram dividas em cinco táxons: Arandaspida, Astraspida, Eriptychiida, Heterostraci e Thelodonti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário